Há 20 anos o telespectador observava mudanças no jornalismo da emissora.

|





O ano é 1989, a exatos 20 anos, mais especificamente no dia 22/05/89, a Rede Globo promovia uma dança das cadeiras nos principais noticiários da emissora. Analisando friamente 20 anos depois a mudança que foi promovida na época, podemos dizer que ela gerou insatisfação e a saída antecipada de alguns dos principais nomes da casa e um "desmanche parcial" de um dos melhores times que uma emissora já possuiu no âmbito jornalístico.

Basicamente a nova grade de jornalismo tinha como objetivo que nomes consagrados do telejornalismo, servissem de escada para novatos. Assim desse modo a ex. apresentadora da extinta edição do RJTV terceira edição, Fátima Bernardes era colocada ao lado do já consagrado apresentador Eliakim Araújo, que desde fevereiro de 1986, já dividia a banca
da do telejornalistico com a sua esposa Leila Cordeiro. Leila por sua vez foi deslocada para o Jornal Hoje, com intuito de promover a então comentarista de cultura do Jornal da Globo, Márcia Peltier. Leda Nagle que era a "cara" do Hoje na década de oitenta, iria ser deslocada para o Bom dia Rio, como a apresentadora argumentou que não teria condiçoes de acordar cedo para ancorar novamente o mesmo jornal do qual ela já havia sido apresentadora há alguns anos atrás, a globo inexplicavelmente colocou Leda Nagle na "geladeira" e contratou a então apresentadora da TVE carioca, Claúdia Cruz. Outra mudança que seria observada pelo telespectador da emissora seria a volta da mais tradicional dupla de apresentadores,do JN depois de seis anos afastado do programa Sérgio Chapelin, voltava assumir ao lado de Cid Moreira, o posto que havia perdido para Celso Freitas quando trocou a Globo pelo SBT em 1983. Celso por sua vez seria deslocado para o Fantástico ao lado de William Bonner e Valéria Monteiro e assumiria também o comando do Globo Reporter, programa que já havia apresentado anteriormente algumas vezes, quando revezava a apresentaçao com Sérgio Chapelin.

Bem Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, não gostaram de perder o espaço que haviam conquistado, como a própria Leila disse em entrevistas à jornais da época, eles nunca haviam aberto mão do "marketing de casal" em suas carreiras, Leda Nagle também disse que sofreu perseguiçao da emissora, principalmente de Boni, que exigia já há algum tempo que a apresentadora fizesse um regime e aulas com fonoaudiológa para melhorar o seu padrão vocal.

O fato é que em Jul/89 mais mudanças foram vistas pelos telespectadores,Leila e Eliakim rescindiram o contrato que teria vigência até 1990 e logo foram contratados por Adolpho Bloch para ancorar o Jornal da Manchete, Leda Nagle acabou tendo o mesmo destino dos colegas, também foi contratada pela Manchete para ao lado de Carlos Bianchini, ancorar o Edição da Tarde.

Com a saída de Leila e Eliakim, outro "casal 20" do jornalismo ocuparia a bancada do JG, o promissor jornalista William Bonner que desde 1988 integrava o time de apresentadores do fantástico se juntava a sua esposa Fátima Bernardes na bancada do JG e outra mudança vista foi a volta de Marcos Hummel ao JH ao lado de Márcia Peltier.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

 

©2009 PEGUE A ONDA DA GLOBO | Template Blue by TNB