MGTV LEVANDO AS NOTÍCIAS DE MINAS ATÉ VOCÊ.

|


Em 03 de Janeiro de 1983, o projeto de regionalização do jornalismo da Globo entrava em ação, a proposta para o público das regiões do Sudeste, Nordeste e Centro Oeste era vista como uma novidade, mas na verdade o então diretor da CGJ Armando Nogueira, apostava numa fórmula já consagrada pela RBS gaúcha desde a década de setenta, no qual buscava aproximação com o telespectador mostrando os fatos e as notícias ocorridas na sua região. Segundo o site memória globo, a idéia era tirar do Jornal Nacional a incumbência de dividir a rede, para cada estado ter conhecimento dos fatos e notícias regionais do dia

Foi portanto ao ar em 03 de Janeiro de 1983, a primeira edição do MGTV, que entrou foi exibida antes do Jornal Nacional. Alguns meses depois, à exemplo das outras sucursais da emissora, o jornalístico ganhou uma segunda edição no período da tarde e ainda teve uma terceira que até 1986, era exibida após o jornal da globo e a partir de 1987, passou a ser antes do jornal da globo e assim permaneceu até março de 1989, quando foi extinta de modo definitivo.
A terceira edição tinha em média 10 min e era dividida em dois blocos de 5 min cada,no primeiro bloco, eram veiculadas o resumo das principais notícias do dia e havia também a atualização do noticiário local pós 2ª edição; o segundo bloco ficava a cargo de matérias de cultura e da rodada esportiva.

Em 1989, não foi só o 3ª edição que foi extinta, nessa época assim como ocorreu em outros estados, a primeira edição foi retirada da programação, só voltando ao ar em 1992, exceto em São Paulo,que já experimentava desde 1990, um projeto de jornalismo local denominado de São Paulo Já, que seria extinto em 1996.

Ao longo de sua história o MGTV teve diversos apresentadores e seu cenário sempre acompanhou o padrão global dos praça-tv locais dos outros estados.Passaram pelo telejornal, alguns nomes hoje conhecidos nacionalmente como por exemplo o jornalista Chico Pinheiro, Guilherme Menezes (atualmente no SBT) e o mais novo âncora da Globo News, Lair Rennó, que até o ínicio deste ano era o apresentador titular da primeira edição do programa. Outros nomes que também não podem ser esquecidos e que fazem parte da história do telejornalístico são Letícia Sá Mota (principal repórter da Globo Minas na década de 80, quando se tratava de coberturas relativas ao estado de MG, em âmbito nacional), e o atual acessor de imprensa do Cruzeiro Esporte Clube, Guilherme Mendes.

Atualmente a apresentação da primeira edição, fica a cargo de Artur Almeida que após um periodo apresentando o Bom dia Minas, assumiu novamente o comando da atração, ao lado da ex. repórter esportiva e apresentadora do Globo Esporte Rede na década de 80, Isabela Scalabrini. A segunda edição fica a cargo de Vivian Santos, ocasionalmente substituída pela apresentadora do Globo Horizonte, Renata do Carmo.


1 Comentário:

Jhonny Rodrigues disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Visitas

 

©2009 PEGUE A ONDA DA GLOBO | Template Blue by TNB