Fantástico: problemas e sugestões

|

Um programa de TV é feito com base em uma série de nuances. Tais nuances são em sua maioria identificadas no comportamento do público. A de mais destaque é a audiência. Quando um programa antigo, tradicional, de costumeira grande audiência começa a perder seu público é sinal que algo está acontecendo.

Me refiro ao Fantástico da Rede Globo. O programa está tão fraco que se percebe no ar as desconexões na edição, no conteúdo, na forma de apresentação e na escolha dos apresentadores. É a comida que fica ruim por excesso de tempero.

Dia desses foi ao ar uma matéria macabra sobre o assassinato de uma criança, termina a reportagem e a apresentadora está com um baita sorriso chamando o próximo assunto. Isso é inadmissível. Aos olhos de quem não entende de edição parece que ela debochou do assunto, mas não é isso. É edição e continuação mal feitas, erros que não eram cometidos na TV Globo.

E os assuntos? Um festival de absolutas bobagens, futilidades e quadros que reproduzem e alimentam as atitudes mais imbecis do dia a dia. Quando há um assunto sério, ele está no meio de assuntos tolos, tudo tão misturado que não dá para distinguir uma coisa da outra de imediato e ver se vale a pena assistir ou não.

Muita gente sabe e a TV Globo mais do que ninguém que o público tem uma forte identificação com os apresentadores. Assim como a vinheta do Jornal Nacional nos remete a Fátima Bernardes e ao William Bonner, ambos também nos remetem ao Jornal Nacional. Eles e o jornal já parecem ser a mesma coisa. São muitos anos à frente do noticiário. Essa identificação também existiu no passado com Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Celso Freitas. No caso do atual Fantástico todos os apresentadores que já tinham essa identificação de longa data foram suprimidos do programa.

É louvável trazer “gente nova”, mas é mais prudente coloca-los junto aos veteranos para que o público se acostume e não haja uma descaracterização do programa de forma tão abrupta. A apresentação também é uma ferramenta que faz a credibilidade. Um bom repórter pode não ser um bom apresentador e vice-versa. Quando o profissional certo não está no lugar certo é ruim para ele, é ruim para o programa.

Essas são criticas construtivas de alguém que não faz muito tempo gostava de voltar para casa no domingo à noite e ter o prazer de ligar no Fantástico. Espero que essas palavras, de um telespectador, sejam parte das nuances que os diretores do Fantástico se baseiam quando fazem o programa. Se é que se baseiam se é que se importam com a opinião do público.

13 comentários:

Vera Regina disse...

Queridos amigos do fantastico.
Gostei muito da idéia de procurar artistas sumidos. E aí vai minha sugestão.
POR ONDE ANDA O GRANDE GERALDO VANDRÉ
Acho que muitos gostariam de saber por onde ele anda e o que anda fazendo.
Abraços.
Vera Delgado
Cabo Frio

Diário da Beleza disse...

Gente eu gostaria muito que o fantastico divulga-se quais as marcas de protetor solar foram aprovadas pelo inmetro.

Beijos
Dayane Maia
Natal - RN

Anônimo disse...

caro amigos (a) venho através deste exposto sugerir para o fantástico para dar oportunidade para os docentes para apresentar no programa seus trabalhos de conclusão, existe muitos trabalhos ótimos como por exemplo na area da saúde onde um docente esta fazendo um trabalho voltado a fatores associados a não realização do exame do câncer do colo do utero em adolescentes buscado a promoção e a prevenção em escolas publicas e privadas. podem entrar em contato no email dvdrsdf@hotmail.cm onde posso explicar melhor minha idéia.

Unknown disse...

ola meu nome e Jeverson Souza tenho 15 anos sou fá da banda saia rodada.
Quero pedir ao fantastico que faca uma entrevista a o fantastico que faca uma reportagem com Ray soares da banda saia rodada
que eo pai dele faleceu e ele pansou em desistir mas ele se lembrou que esse era um grande sonho do seu pai e mais informacoes
msn jeversonvasco@hotmail.com

JACOBINA BA

AneTrevizan disse...

Oi meu nome é Anelise tenho 13 anos e sou muito fã do Justin Bieber.
Gostaria de pedir ao fantastico que fisessem um desafio para que quem ganhasse pudesse ir ao show do Justin. Acho que teriam muitos participantes.
e-mail:anytrevizan@hotmail.com

fotos disse...

Eu tenhu uma sujestao da hora.
Acho que o fantastico poderia fazer algo como do crepúsculo, akela promoçao do melhor video , que iria assistir o filme eclipisi com os artista lembra? que ganhava o melhor video!
Pois entao acho que uma coisa parecida com akela seria bem legal por exemplo:
uma promoçao dizendo "POR QUE EU MERESO CONHECER O JUSTIN BIEBER" ,a melhor frase venceria e de premio a pessoa no caso a manina ganharia um dia com justin bieber!
A fama de justin bieber aki no brasil , tem uma grande concorrencia e con certeza isso daria muita ASSISTENCIA , no fantastico e etc . . .
eu sou MUITO fã do justin bieber muito mesmo ,faria qualquer coisa pra conhecelo con certeza existen mais MILHARES de meninas nesse mundo querendo conhecelo tambén! e ele jamais iria negar conhecer uma fã brasileira, como ele mesmo dis em entrevistas " adoraria conhecer minhas fãs brasileiras. . "
era so isso , meu email é samile.1@hotmail.com
obrigado tenho 14 anos.
beijos e pense bem nisso.

Edgar Faustino Rocon disse...

Acho que o jornalismo deve abordar o tema da educação pois não se consegue nada sem conhecimento. Atravez da mídia pode-se sensibilizar as pesoas e autoridades para a importancia da ordem,preservação ambiental, resposabilidade e ética proficinal e o respeito à dignidade do cidadão.

Unknown disse...

Seria interessante uma entrevista com Fedor emelianenko o mair lutador peso-pesado de todos os tempos!!

Li disse...

O Fantastico está um JN dos domingos, na minha opnião ele poderia voltar as raizes como uns anos atras, mostrando as culturas dos outros paises, curiosidades de outros lugares ou dando uma oportunidade para mostrar a vida dos artistas sumidos como a Luca.

Danielle disse...

oi minha sugestão é q o fantastico aborde sobre a fobia social é um assunto pouco falado e seria interessante pois muita gente desconhece sobre essa doença.

vitor abreu disse...

Hoje está caindo de maduro uma matéria sobre os Bee gees e a presentação de seus grandes sucessos, depois da morte do Robin!!!!

Lucia disse...

O fantático já foi mais interessante. Tinha quadros otimos co Regina casé(que é um sucesso) e muitos outros. Tá repetindo notícias da semana. E agora que a dieta do Ronaldo que por sinal foi de utilidade publica acabou. Adoro me leva brasil. O mago da cozinha ninguém merece. Depois de um domingo cansado merecemos uma programação melhor. Abraços

Ro disse...

FALTA DE ÁGUA. Sabiam que a empresa responsável pelo abastecimento de água em Niterói leva até 3 dias para atender vazamento em hidrômetro? A água está acabando e a empresa continua fazendo sua manutenção como nos velhos tempos, precisam mudar!!! Foram 3dias de vazamento, água descendo pela rua.

Postar um comentário

Visitas

 

©2009 PEGUE A ONDA DA GLOBO | Template Blue by TNB