30 Anos Sem Márcia Mendes.

|

* 09/12/1946 + 06/07/1979

No próximo dia 06 de Julho, completam-se 30 anos do falecimento da jornalista Márcia Mendes, apresentadora e editora de moda do Jornal Hoje nos anos 70; Márcia foi uma precurssora no mundo do telejornalismo, um espaço até então restrito apenas aos homens.

Apesar de muitas pesquisas do blog http://www.pegueaondadaglobo.blogspot.com/ não encontramos muitas informações a respeito da jornalista. O texto publicado aqui traçando um breve perfil sobre a jornalista, tem como fonte a seção "datas" da Revista Veja de, 11 de Julho de 1979.

Nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul em 09 de Dezembro de 1946, a jornalista passou a infância na cidade paulista de Santos.

Sua carreira como jornalista começou em São Paulo, na sucursal da Bloch Editores, onde ficou por pouco tempo. Logo transferiu-se para o Rio de Janeiro onde passou a trabalhar na "Revista Manchete."

Em 1971 transferiu-se para a TV Globo, onde apresentou o Jornal Hoje, até 23 de Junho de 1979, posteriormente foi internada, vindo a falecer em 06 de Julho de 1979, supostamente vítima de câncer, como declarou o viúvo da jornalista, já que Márcia evitava falar sobre a doença que enfrentava há oito anos e pelo qual já havia passado por inúmeras cirurgias.

25 comentários:

Emilio Pechini disse...

Boa lembrança.
Márcia Mendes era mesmo muito querida pelo público e seu enterro foi na cidade de Santos, eu lembro dessa época e da reportagem exibida no Jornal Hoje na época.

Unknown disse...

Hoje estou com 40 anos de idade e confesso que desde os meus 10 anos de idade eu era um grande admirador da Marcia. Adorava assistir ao Jornal Hoje só para vê-la na telinha... mesmo que eu não entendesse muito bém dos assuntos do telejornal, mas o simples fato de ficar olhando para aquela linda mulher na já me fazia feliz.Como podem perceber, eu já na época tinha bom gosto...
Depois eu cresci, sai da fase garoto e aprendi que além da beleza indescrtível e simpatia , estava alí uma grande profissional do telejornal e que com sua morte, abriu-se uma lacuna entre os profissionais do telejornalismo ... lacuna esta, que jamais será preenchida, pois a Marcia era insubstituível - Ainda me lembro da última reportagem que eu assisti com a Marcia , suas últimas palavras foram : "UMA BOA DICA PRA QUEM CURTE SAMBA... BOA TARDE" !!Referia-se à um evento sobre samba que teria no Rio de Janeiro naqueles dia, mas pra mim aquilo ficou gravado em minha memória até hoje, como se fosse um adeus, pois na semana seguinte ao ligar a TV como de costume , eu quase tive um ataque do coração ao ouvir aquela noticia:" Morre no Rio a repórter Marcia Mendes" Também são palavras que hà 30 anos ainda ressoam em meus ouvidos...noticia muito triste . Lembro que chorei muito ao ouvir e parecia que eu não acreditava naquilo , ... é como se eu tivesse convívio com ela , como se eu falasse com ela todos os dias ... como se fosse alguém muito ligada à mim , como uma irmã ou mãe, não sei muito bém expressar o que senti naquele momento...Lembro-me que eu tinha vergonha de chorar, então entrei no meu quarto e chorei muito pela morte da Marcia e quando minha mãe me perguntou a razão de eu estar com os olhos vermelhos , eu disfarcei dizendo que passei as mãos sujas nos olhos...Que saudades, Marcia !!
Acredito que até o último dia da minha vida vou guardá-la em minha memória e no coração...
Descanse nos braços do SENHOR DEUS , minha querida !!
Paulo Oliveira

Unknown disse...

A propósito, se alguém tiver fotos e lembranças da nossa querida Marcia Mendes e quiser compartilhar comigo, por favor ... enviem em meu e-mail : paulo-2010@hotmail.com ou paulo.tigre@yahoo.com.br

Unknown disse...

Hoje me lembrei de Marcia Mendes. Há uma razão especial. Num oito de março, mais de três décadas atrás, ela e eu trabalhamos juntos. Era um sábado. Estávamos no plantão semanal. Eu apresentaria o Jornal Nacional, dividindo a bancada com, talvez, o Léo Batista. O chefe daquele plantão, num ímpeto que contrariava os padrões da empresa, decidiu homenagear a mulher na pessoa de Marcia Mendes. Marcia e eu apresentamos o noticiário daquele dia. Foi a primeira vez que uma mulher apresentou o Jornal Nacional. Foi uma grande profissional, uma amável colega, uma grande amiga. E era linda. Deixou saudades.
Marcos hummel

LIVRO DOS DIAS disse...

OI AMIGO,
UMA CORREÇÃO. A SAUDOSA E LINDA MÁRCIA MENDES NASCEU E MORREU NO MESMO DIA E MÊS: NASCIDA EM 06/07/1976 E FALECEU NO DIA 06/07/1979. VALEU!

sem sal sem açucar sem gordura disse...

POR MARCIA MENDES SER A PRIMEIRA JORNALISTA MULHER,A SE APRESENTAR NA REDE CLOBO DE TELEVISAO.
ACHO QUE A REDE CLOBO DEVERIA SEMPRE ESTA DESTACANDO: ALGUMA COISA DELA COMO ENTREVISTA,
ELA APRESENTOU CLOBO DE OURO, PARTIPOU DO INICIO DO FANTASTICO. QUANDO SE FALA DELA NA CLOBO É TAO RAPIDO QUE NAO DA TEMPO NEM DE COMTEMPLAR.
ACHO ISSO UM DESCASO PRA NOSSA PRIMEIRA APRESENTADORA MULHER.
MORRERAM QUASE NA MESMA EPCA, ELIS, CLARA NUNES E ELAS NAO SAI DA MIDIA. PORQUE ESSA DIFERENÇA?
VAMOS DESTACAR MAIS ESSE EXEMPLO DE PESSOA QUE FOI MARCIA MENDES. E QUANTO ELA FOI IMPORTANTE PRA CLOBO....

TV UNO | CENTRO DE PRODUÇÕES disse...

amigo livros dos dias então ele tinha 3 anos..compre uma calculadora.

Geysa Guimarães disse...

Sei lá por que, andei lembrando muito de Márcia Mendes e vim à procura. E não é que encontrei essa homenagem de vocês à vanguardista do telejornalismo?
Parabéns.

Unknown disse...

Oi gente sou de Tres Lagoas,terra da nossa inesquecivel Marcia Mendes,tbém acho que a globo devia falar mais sobre ela,foi uma profissional de muita responsabilidade,tanto ou mais que Fátima Bernardes,ei acordem ai Rede Globo!!ass Suzete.12 de setembro de 2010 18;38

Luiz Carlos disse...

Luiz Carlos Hummel Manzione

Fui avisado por amigos que a Globo News reproduziu nêste ultimos dias uma entrevista com Pelé feita pela inesquecivel Marcia Mendes.
Adoraria ter assistido para rever a corajosa amiga , talentosa pianista e encantadora mulher.

Carminha Paukoski disse...

Alguem sabe o nome do viuvo da Marcia Mendes?
quem tiver alguma materia sobre a Marcia por favor me enviei.Obrigada
carminhapaukoski@gmail.com

Katia disse...

Estava eu pesquisando sobre modelos, que tiveram mortes marcantes e não consegui deixar passar em branco o destaqe da beleza da Márcia Mendes, linda demais apesar de não ser uma modelo. O fato é que tive que puxar pela mente pois só lembrava de Márcia, depois Jornal, apredentadora, ou algo parecido: Eu nasci em 1958, e lembro que após sua morte teve seu rostinho destacado com aqueles lindos olhos verdes em uma capa de revista que não lembro o nome, se foi Manchete, O Cruzeiro o fato é que marcou minha vida, pois para mim ficaram as interrogações: Como eu não soube que ela estava doente? Morreu de que? Que pena, tão nova. Digna embora ainda que tarde, de uma capa de revista. Que doença horrível, ó agora soube lendo esta matéria. Fique na Paz Márcia Linda.

Katia disse...

katia5nit@gmail.com
Gostaria de receber mais matérias sobre essa pessoa explendorosa que foi a Márcia mendes, exemplo de beleza profissionalismo e sofrimento. katia Reis No aguardo

Pedralino disse...

Márcia, hoje vi a tua foto no Google.Quanto
tempo!!!!!! Só que para mim que sempre te achei muito bonita, é como se você nunca tivesse feito esta fatídica viagem. Parece que eu estou ouvindo a tua gostosa voz, vendo e admirando o brilho verde dos teus olhos e contemplando também a crespidez dos teus cabelos. Fica com Deus.

Fernando disse...

Compartilho o mesmo sentimento com o Tigre.
Posso dizer que ela foi minha primeira paixão.

Que saudade.........

Sandrinha Fernandes disse...

Uma das mulheres mais lindas que eu "conheci", me lembrei dela hoje, ao ler sobre a morte do ator/diretor Marcos Paulo com quem ela teve um pequeno namoro (se a memória não me falha), na época disseram que ela havia morrido de câncer ósseo.
Uma amiga jornalista comentou comigo que grande parte do telejornal daquela época se perdeu num pequeno incêndio que ocorreu na emissora antes de ser o complexo dos dias de hoje, uma pena. Márcia Mendes hipnotiza a todos com seus lindo olhos verdes, seus cabelos curtos, sua voz meio rouca e sua inteligência ímpar.

Bonecos EVA disse...

É merecida qualquer homenagem a Márcia Mendes, dá saudades da sua beleza e competência,faço a associação com Sandra Alemberg, ambas inteligentes, graciosas e proporcionou e proporciona um prazer imenso de assistir o Jornal.

Unknown disse...

Vendo matéria sobre a morte do brilhante Marcos Paulo q nos deixou estes dias, vc apareceu entrevistando-o, puxa Márcia quanto tempo que não a via, mas vc é inesquecível mesmo, é muita espiritualidade q nos puxa a todos, vc existe bem viva em nossos corações q tiveram a chance única de conhecê-la pela sua imagem linda e muito viva...até um dia Márcia..parabéns pela sua existência.

gisele disse...

O que o Marcos Hummel disse sobre a Márcia Mendes ter apresentado o Jornal Nacional é verdade; eu me lembro nitidamente; se não foi em 1976, foi em 1977. Eu era criança mas me lembro. Nem mesmo outros funcionários da Globo se lembram. Uma pena que no livro sobre o Jornal Nacional esse fato não foi citado. Talvez os câmeras que filmaram poderiam também confirmar isso. Obrigada Marcos Hummel por ter confirmado minha lembrança; minha memória Vídeo Show não me engana! Um beijo no teu coração!

Beth disse...

Hoje nossa Querida Márcia Mendes faria 66 anos... Linda, amável e inesquecível MM. Feliz Aniversário onde quer que esteja com muitos beijos de seu fãs...

Djacir disse...

Que mulher maravilhosa, linda e talentosa. A sua morte nos deixou muito triste, pois era tão nova.

Unknown disse...

Engraçado que, de vez em quando, costumo comparar também a Márcia com a Sandra Annenberg. Porém, deixo registrado que uma jornalista linda, guerreira, refinada e competente tal qual Márcia Mendes ainda está para nascer... E olha que só tenho 27 anos, mas me emocionei muito com o depoimento do Marcos Hummel sobre esta grande estrela que sempre estará viva na mente de quem a admira. Que Deus esteja contigo, Márcia!

ZARROZO disse...

Saudades infinitas de uma pessoa muitíssimo especial.

COUNTERTOPS GRANITE disse...

linda mesmo!

Unknown disse...

Lembro da Márcia Mendes,era uma jornalista muito competente é linda.

Postar um comentário

Visitas

 

©2009 PEGUE A ONDA DA GLOBO | Template Blue by TNB